Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Imagem detalhada da Nebulosa da Caveira é captada por telescópio no Chile

O Very Large Telescope (VLT) captou uma impressionante imagem da nebulosa

Giovanna Gomes Publicado em 31/10/2020, às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nebulosa da Caveira - Reprodução/ESO
Nebulosa da Caveira - Reprodução/ESO

Uma nova imagem da NGC 246, também conhecida como Nebulosa da Caveira foi registrada pelo Very Large Telescope (VLT) no Chile. O instrumento capta a luz emitida em faixas estreitas de comprimentos de onda, as quais são associadas ao hidrogênio e ao oxigênio, o que permite que os pesquisadores identifiquem a composição química dos astros. 

Dessa forma, podemos afirmar que as regiões em vermelho na imagem da nebulosa possuem hidrogênio em abundância, enquanto as partes em azul revelam a presença de oxigênio.

A nebulosa se formou quando uma estrela parecida com o Sol expeliu suas camadas externas e deixou seu núcleo nu. Em 2014, os cientistas descobriram que a anã branca, a qual é uma das duas estrelas que podem ser identificadas no centro da imagem pelos pontos brancos, está ocultando um outro astro, uma anã vermelha. Esta última está localizada a cerca de 500 vezes a distância entre a terra e o Sol da anã branca.

As estrelas orbitam uma à outra e, ao mesmo tempo, são orbitadas por outras anãs brancas, as quais estão a cerca de 1900 vezes a distância entre a Terra e o Sol.