Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Imagem inédita: Helicóptero Ingenuity, da NASA, é liberado em Marte

A expectativa, no entanto, é que seu primeiro voo só ocorra no próximo domingo, dia 11. Confira foto na matéria!

Fabio Previdelli Publicado em 05/04/2021, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do helicóptero Ingenuity - Divulgação/ NASA
Imagem ilustrativa do helicóptero Ingenuity - Divulgação/ NASA

No último sábado, 03, o helicóptero Ingenuity, que estava acoplado na “barriga” da sonda Perseverance, finalmente foi liberado e agora já está em contato com o solo de Marte. As informações são do TecMundo. 

O NASA Jet Propulsion Laboratoy (JPL), departamento da agência espacial americana que fabricou os robôs e que cuida da missão, informou que libertação do Ingenuity envolveu uma queda 10 centímetros do centro da Perseverance até o solo marciano — e que o pequeno helicóptero atingiu a terra firme sem sofrer nenhum dano.  

Agora, a próxima preocupação é que o veículo aéreo sobreviva sozinho por lá. Antes, ele compartilhava energia com a própria sonda, mas com a separação, o Ingenuity — que pesa cerca de 1,8 quilo — terá que se manter aquecido nas noites frias de Marte com as baterias recarregáveis que estão acopladas nele. 

Além das informações, a NASA também divulgou uma foto do Ingenuity que foi tirada pelo Perseverance (confira no tweet abaixo). O primeiro voo do mini helicóptero está programado apenas para o próximo dia 11 de abril, domingo, sendo que as imagens capturadas só deverão chegar à equipe da NASA um dia depois. 

O veículo aéreo possui duas câmeras para registro de imagens e dois sensores que auxiliarão durante e voo. Além de testar formas de locomoção em outro planeta, o Ingenuity também capturará fotos e vídeos de Marte por outras perspectivas.