Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Imagens da chegada do homem à Lua são restauradas

Vídeo da missão Apollo 11, que completou 51 anos essa semana, ganha versão mais nítida — resultado impressiona. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 23/07/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem renderizada dos primeiros passos do homem na Lua - Divulgação/ YouTube/ DutchSteamMachine
Imagem renderizada dos primeiros passos do homem na Lua - Divulgação/ YouTube/ DutchSteamMachine

Em 20 de julho de 1969, o homem pisou na Lua pela primeira vez. Na ocasião, o astronauta Neil Armstrong, responsável pela proeza, declarou: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Agora, no entanto, 51 anos depois, um outro grande passo foi dado, mas dessa vez para reviver esse grande momento. Tudo porque, com a ajuda da inteligência artificial, o especialista em restauração de fotos e vídeos conhecido como DutchSteamMachine deu uma nova perspectiva a missão deixando as antigas imagens mais nítidas e, pela primeira vez, em uma taxa de 24 frames por segundos — proporção essa usada ainda hoje em filmes.

Além da missão Apollo 11, o restaurador também usou o mesmo tratamento nas imagens das missões Apollo 15 (1971) e Apollo 16 (1972), com um resultado ainda mais impressionante de 60 quadros por segundo, quando os vídeos originais tinham apenas 12.

O resultado impressiona. Confira:  

Missão Apollo 11 (1969):

Missão Apollo 15 (1971): 

Missão Apollo 16 (1972):