Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Imagens de satélite mostram Petrópolis antes e depois da tragédia

Ao menos 120 pessoas morreram durante as fortes chuvas

Redação Publicado em 19/02/2022, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Petrópolis após deslizamento - Divulgação / MapBiomas / SCCON
Imagem de Petrópolis após deslizamento - Divulgação / MapBiomas / SCCON

Moradores da cidade de Petrópolis foram surpreendidos com chuvas fora do comum nos últimos dias, as quais resultaram em ao menos 120 mortes. Imagens de satélite, produzidas pela empresa de monitoramento geoespacial SCCON, mostram o antes e depois da tragédia.

Nas fotos, que foram fornecidas ao portal Tilt pela MapBiomas, é possível notar como eram alguns bairros antes e após a tempestade, que deixou mais de 370 pessoas desabrigadas. Até o momento, 116 ainda estão desaparecidas, conforme informou o governo do Estado.

Antes e depois; observe o rastro da lama / Crédito: Divulgação / MapBiomas / SCCON

De acordo com a fonte, choveu em poucas horas o que era esperado para mais de um mês. Assim, uma imensa quantidade de lama e água acabou por invadir e destruir casas, comércios, bem como toda infraestrutura de estradas e antenas de transmissão.

É importante destacar que tragédia foi agravada ainda por um outro fator. Segundo Francisco de Assis, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), esse volume excessivo de chuva se concentrou em uma região específica. 

Antes e depois em Petrópolis / Crédito: Divulgação / MapBiomas / SCCON

Se afastando dez, vinte quilômetros da serra, não caiu quase nada de chuva", disse o profissional à Tilt. Ele classificou a situação como "anômala".