Notícias » Egito Antigo

Em 3D: imagens impressionantes do busto da rainha egípcia Nefertiti são liberadas. Confira!

Depois de anos disputando os direitos com um museu na Alemanha, um designer conseguiu tornar público o acesso a obra

André Nogueira Publicado em 27/11/2019, às 11h16

O busto foi encontrado em 1912, pelo arqueólogo alemão Ludwig Borchardt, a 275 quilômetros ao sul do Cairo
O busto foi encontrado em 1912, pelo arqueólogo alemão Ludwig Borchardt, a 275 quilômetros ao sul do Cairo - Cosmo Wenman/ Creative Commons

Depois de três anos em disputas judiciais, as imagens em 3D do busto da Rainha Nefertiti, do Egito, foram divulgadas pelo artista Cosmo Wenman, responsável pelo projeto. O busto é de responsabilidade do Museu Neues, na Alemanha, que já se recusou a devolver a peça de 3,4 mil anos ao Egito.

Crédito: Creative Commons

 

Wenman faz parte de um projeto de reconstituição em computador das principais peças do acervo histórico mundial, com a intenção de divulgá-las ao público amplo. “É muito difícil encontrar alguém que seja capaz de articular uma razão coerente para manter esse tipo de dado distante do público”, comentou ao Artnet News.

Crédito: Creative Commons

 

“Com scanners em 3D, a herança cultural do mundo pode ser digitalizada e percorrer caminhos novos e inesperados”, declarou Wenman esperançoso.

Com o trabalho, muitas pessoas estão tendo a chance de conhecer detalhes, antes, pouco perceptíveis, como o talismã da rainha e a maquiagem presente em seu busto.

Crédito: Creative Commons

 

Crédito: Creative Commons

 

As fotos do busto foram disponibilizadas em Creative Commons e foi garantido seu acesso e até modificações eventuais para fins não comerciais.