Notícias » Brasil

Imagens flagram onça-pintada inédita no Parque Nacional do Iguaçu

Com um padrão de pintas nunca antes visto, o animal é novidade tanto no Brasil, quanto na Argentina

Pamela Malva Publicado em 25/01/2022, às 20h00

Imagens da onça encontrada no Paraná
Imagens da onça encontrada no Paraná - Divulgação/ Projeto Onças do Iguaçu

Uma onça-pintada nunca antes vista no Brasil, ou na Argentina, foi gravada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo o G1, foi uma das 60 câmeras espalhadas pelo Projeto Onças do Iguaçu na região que flagrou o animal inédito.

De acordo com o projeto, que monitora a espécie, o animal encontrado é macho e possivelmente jovem. Nesse sentido, a onça nunca havia sido registrada no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e nem no Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

A presença de novas onças, de uma nova população que está crescendo, que está se reproduzindo, significa um habitat que tem todos os requerimentos que a espécie precisa pra sobreviver”, narrou a coordenadora do projeto, Yara Barros.

“Então, sempre, novos filhotes, novas onças registradas, é sempre um sinal de esperança na recuperação da espécie. Esperança de que a gente possa realmente conservar essa espécie tão ameaçada de extinção", explicou.

No vídeo gravado pela câmera do Projeto Onças do Iguaçu, é possível ver o animal, cuja espécie está em perigo de extinção, cheirando uma árvore chamada peroba-rosa. De acordo com Yara, a planta é utilizada por onças como uma espécie de arranhador.

Agora, os especialistas devem decidir o nome do animal — cuja padrão de manchas nunca havia sido visto na região. Segundo o G1, as opções são Caapuã, 'aquele que vive no mato', e Apoena, 'aquele que enxerga longe', ambos de origem Tupi.