Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Imagens: Harry e William inauguram estátua em homenagem à Diana

Princesa de Gales, e mãe dos príncipes, completaria 60 anos hoje, 01

Fabio Previdelli Publicado em 01/07/2021, às 12h20 - Atualizado às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William e Harry em inauguração de estátua em homenagem à Diana - Getty Images
William e Harry em inauguração de estátua em homenagem à Diana - Getty Images

Nesta quinta-feira, 1º de julho, a Família Real britânica celebra uma importante data, afinal, caso estivesse viva, a princesa Diana completaria 60 anos. Como forma de homenageá-la, seus filhos, William e Harry, encomendaram uma estátua de bronze da matriarca, que foi instalada no Sunken Garden do Palácio de Kensington.  

De acordo com o Vanity Fair, a escultura de Lady Di, que está rodeada por três crianças, foi feita para refletir sua aparência e estilo de vestir nos últimos anos de sua vida, quando ela se tornou conhecida internacionalmente por seu trabalho humanitário. 

"Hoje, no que seria o 60º aniversário de nossa mãe, lembramos seu amor, força e caráter — qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor. Todos os dias, desejamos que ela ainda esteja conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado. Obrigado a Ian Rank-BroadleyPip Morrison e suas equipes por seu excelente trabalho, aos amigos e doadores que ajudaram a fazer isso acontecer e a todos aqueles ao redor do mundo que mantêm viva a memória de nossa mãe”, escreveram William e Harry em mensagem compartilhada no perfil oficial do Duque e da Duquesa de Cambridge no Instagram. 

Na inauguração, de acordo com a Vanity Fair, além dos irmãos de DianaCharles, Earl Spencer, Lady Jane Fellowes e Lady Sarah McCorquodale —, também estavam presentes o escultor Ian Rank-Broadley e o designer de jardins Pip Morrison, responsáveis pela estátua; e Rupert Gavin, o presidente dos Palácios Reais Histórico. 

William e Harry pouco antes da estátua ser revelada/ Crédito: Getty Images

Aos pés da princesa de Gales, há um poema intitulado “A Medida de um Homem”, que diz: “Estas são as unidades para medir o valor / Desta mulher, uma mulher independentemente do nascimento / Não qual era a sua posição? / Mas ela tinha um coração? / Como ela desempenhou seu papel dado por Deus?”. 

Segundo uma fonte explicou à revista, apesar do clima conturbado que os dois irmãos vivem desde que Harry anunciou sua saída da realeza, “eles sabem que os olhos do mundo estarão sobre eles — observando cada movimento deles — então o que você verá é um show cuidadosamente coreografado de união para aquele dia, pelo menos”.

Ainda não se sabe quanto tempo Harry passará no Reino Unido, mas espera-se ele fará uma reunião com William, embora não se saiba se ela já aconteceu ou se será posterior à cerimônia.

Momento em que a estátua é revelada/ Crédito: Getty Images

Mais sobre a cerimônia

Em seus últimos anos de vida, Lady Di viveu com seus filhos no Palácio de Kensington. Por lá, o mais velho, William, possui um apartamento, onde mora com sua família. Além da escultura, uma reforma do Sunken Garden do palácio também foi inaugurada durante a cerimônia.

No jardim, que remonta ao ano de 1908, cinco variedades de rosas, tulipas, plantas de lavanda, dálias, ervilhas-de-cheiro e 100 miosótis — consideradas as flores favoritas de Diana — foram plantadas. 

Harry e William olhando para a estátua de Lady Di/ Crédito: Getty Images

“Enquanto ela estava residindo no Palácio de Kensington, Diana, a Princesa de Gales, regularmente admirava as mudanças nas exibições de flores no Jardim Submerso e sempre parava para conversar comigo e com os outros jardineiros que cuidavam dele”, revelou o vice-chefe da jardins e propriedades em palácios reais históricos, Graham Dillamore, em um comunicado oficial.  

“Incorporamos várias das flores favoritas da princesa ao projeto e espero que os visitantes do palácio e dos jardins apreciem seu ambiente tranquilo e reflitam sobre a vida e o legado da princesa”, completa a nota. 

Rank-Broadley, o artista que projetou a estátua, declarou que: “Diana, a Princesa de Gales foi um ícone que tocou a vida de pessoas em todo o mundo, então tem sido um privilégio de trabalhar ao lado do príncipe William e do príncipe Harry nesta estátua que comemora a vida dela”. 

William e Harry lado a lado conversando/ Crédito: Getty Images

“Queríamos capturar seu calor e humanidade e, ao mesmo tempo, mostrar o impacto que ela tem ao longo das gerações”, disse ao explicar como idealizou a escultura.