Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Imagens revelam momento em que brasileira invade o Capitólio

Leticia Vilhena Ferreira foi presa na semana passada por invadir a sede do Congresso norte-americano em 6 de janeiro de 2021

Redação Publicado em 23/02/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da brasileira invadindo o Capitólio - Divulgação/ Youtube/ Folha de S. Paulo
Imagem da brasileira invadindo o Capitólio - Divulgação/ Youtube/ Folha de S. Paulo

Na última quarta-feira, 16, a brasileira Leticia Vilhena Ferreira foi presa no estado norte-americano de Illinois, acusada de ter participado da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Agora, imagens das câmeras de segurança da sede do Congresso estadunidense revelaram o exato momento em que a mulher entrou no local.

Na gravação, segundo o UOL, é possível ver a brasileira invadindo o Capitólio com um gorro vermelho decorado com o sobrenome de Donald Trump. Tais imagens foram reunidas e divulgadas pela ProPublica, um serviço de jornalismo investigativo dos EUA.

Aos investigadores, Leticia afirmou que viajou de Illinois para Washington no dia 5 de janeiro, retornando apenas dois dias depois. A brasileira ainda narrou que, no dia da invasão, ela percebeu que uma multidão marchava em direção ao Capitólio e, assim, decidiu acompanhar as pessoas, inclusive para dentro do prédio.

Nesse sentido, a brasileira explicou que ficou apenas 20 minutos nas dependências do local. Em mensagens trocadas pela mulher, obtidas por autorização judicial, todavia, Leticia demonstra estar aflita com os desdobramentos da invasão e questiona: "Você acha que eles vão atrás de todas as pessoas que andaram pela área do Capitólio?".

Em resposta, a pessoa com quem a brasileira trocava mensagens afirma: "Não fique triste. Fique preparada. Estamos todos ferrados. Sim, eles irão [atrás] de todas aquelas pessoas". De fato, o FBI vem investigando todos os suspeitos da invasão desde então.

Agora, Leticia é acusada pelas autoridades norte-americanas de dois diferentes crimes. Segundo o UOL, as infrações são entrar em local restrito sem autorização e se envolver em uma conduta desordeira, perturbando a condução de funções oficiais do governo.

Confira, abaixo, o exato momento em que a brasileira invade o Capitólio: