Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mais lidas: Impressionante mosaico romano é descoberto na Inglaterra

Descoberta feita pelo Museu de Arqueologia de Londres impressiona

Redação Publicado em 16/03/2022, às 11h47 - Atualizado em 20/03/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da descoberta - Andy Chopping, Museu de Arqueologia de Londres (MOLA)
Registro da descoberta - Andy Chopping, Museu de Arqueologia de Londres (MOLA)

Profissionais do Museu de Arqueologia de Londres (Museum of London Archaeology, MOLA) fizeram uma impressionante descoberta em Londres, Inglaterra.

Escavações em Shard, Southwark revelaram um curioso mosaico romano, em dois painéis, num ótimo estado de preservação. 

Apresentando ilustrações de enormes flores coloridas e padrões geométricos, é possível que o mosaico tenha sido piso de uma antiga sala de jantar, que no passado era conhecida como triclinium. 

Um porta-voz da instituição dá a visão dos pesquisadores a respeito do que foi o local no passado.

Ele explica que o local que abriga o mosaico contava com antigas mesas de jantar e pode até mesmo ter englobado uma antiga 'Mansio romana'. No caso da antiga civilização, se tratava de uma espécie de pousada para funcionários do Estado em viagem.

Andy Chopping, Museu de Arqueologia de Londres (MOLA)

Esta é uma descoberta única na vida em Londres. Foi um privilégio trabalhar em um local tão grande onde a arqueologia romana não é modificada por atividades posteriores - quando o primeiro flashes de cor começaram a surgir através do solo, todos no local estavam muito animados", explicou Antonietta Lerz, supervisora do Museu de Arqueologia de Londres, conforme repercutido pela BBC Internacional.

A descoberta impressiona diante de suas particularidades. Para se ter ideia, enquanto o maior mosaico é datado do final do século II, até o início do século III d.C, existem vestígios de um mosaico mais antigo sob o que foi revelado pelos pesquisadores, assim demonstrando que uma reforma foi realizada anteriormente.

Andy Chopping, Museu de Arqueologia de Londres (MOLA)

Agora, o grande mosaico será registrado e passará pela avaliação de uma equipe antes de serem levados para outro local, assim possibilitando um esforço de conservação. Além disso, existem planos para exibir a descoberta no futuro.