Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Impressionante placa em relevo é descoberta em igreja medieval na Bósnia

Especialistas encontraram o raro artefato ao acaso nos destroços do altar de uma catedral do século 9

Isabela Barreiros Publicado em 03/11/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A placa de pedra descoberta - Divulgação
A placa de pedra descoberta - Divulgação

Inúmeras descobertas impressionantes foram e continuam sendo feitas ao acaso. Na última semana, pudemos ver um novo exemplo disso: durante um trabalho de conservação realizado em um sítio arqueológico na Bósnia e Herzegovina, foi encontrado um artefato notável e raro.

Especialistas localizaram uma placa de pedra com inúmeros detalhes feitos em relevo em uma das divisórias do altar da Igreja de São Pedro. No local, estão apenas os destroços da construção, que data do século 9.

A partir da descoberta, trabalhos arqueológicos de escavação começaram a ser realizados no local. “A pesquisa incluiu duas igrejas e, quando terminamos a pesquisa, descobrimos que havia cinco igrejas. É um lugar grande com 42 sepulturas escavadas, tanto nas sepulturas da igreja quanto ao redor delas”, disse o arqueólogo Snjezana Vasilj.

“Ficamos surpresos porque encontramos uma das raras lajes da divisória do altar, que já foi construída em uma igreja românica. Acabou por ser a igreja mais antiga do século IX, época do românico. Devo salientar que esta igreja de três passivas, a igreja românica, é única na Bósnia e Herzegovina. Além daqui, eles têm mais dois na Croácia”, afirmou.