Notícias » Grécia Antiga

Impressionantes túmulos reais micênicos são encontrados na Grécia. Confira as imagens!

Arqueólogos foram surpreendidos com gigantes mausoléus de reis que morreram há 3.500 anos, enterrados junto a peças de ouro com imagens de deusa egípcia

André Nogueira Publicado em 18/12/2019, às 11h33

Um dos artefatos encontrados nos túmulos
Um dos artefatos encontrados nos túmulos - Ministério da Cultura da República Helênica

Durante grandes escavações na Grécia, arqueólogos encontraram dois túmulos monumentais na região do Peloponeso. De acordo com o Ministério da Cultura do país, os sepultamentos datam de 3.500 anos atrás.

Crédito: Ministério da Cultura da República Helênica

 

A descoberta foi realizada por uma dupla de arqueólogos da Universidade de Cincinnati, EUA, durante uma escavação na cidade de Pilos. O trabalho foi responsável por revelar dois túmulos com grandes câmaras circulares subterrâneas de pedra cobertas por uma falsa cúpula em consola, comum durante o sepultamento de monarcas micênicos. A maior delas mede 12 metros de diâmetro por 4,5 de altura.

Anel de selagem / Crédito: Ministério da Cultura da República Helênica

 

Entre os objetos encontrados no interior das tumbas, foram revelados um anel de ouro  um amuleto do mesmo metal com a inscrição da imagem de uma deusa egípcia - o que provaria relações culturais entre as civilizações. A descoberta pode trazer informações inéditas sobre os micênicos da Idade do Bronze.

Amuleto com iconografia / Crédito: Ministério da Cultura da República Helênica

 

Segundo os autores envolvidos na escavação, os telhados das tumbas despencaram dentro das câmaras, reduzindo a altura do mausoléu e impedindo a entrada de ladrões de túmulos. Todavia, os jazigos foram profanados durante o tempo útil dos sepultamentos.