Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

Imunização transparente: governo de São Paulo lança o 'Vacinômetro'

Criada pela Prodesp, a ferramenta digital promete transmitir em tempo real os dados da campanha de vacinação no estado

Pamela Malva Publicado em 21/01/2021, às 10h30 - Atualizado às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de pessoa sendo vacinada - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de pessoa sendo vacinada - Divulgação/Pixabay

Logo depois que a Anvisa aprovou o uso emergencial da CoronaVac no país, São Paulo rapidamente iniciou sua vacinação. Como forma de divulgar os números da campanha, então, o governo do estado lançou o Vacinômetro, na terça-feira, 19.

Desenvolvida em parceria com a Prodesp (empresa de tecnologia do Governo de São Paulo), a ferramenta digital é atualizada constantemente. Assim, ela promete refletir, em tempo real, o número de pessoas imunizadas contra o Coronavírus no estado.

Os números são retirados diretamente do “Vacivida”, uma plataforma digital que monitora a campanha de vacinação. O Vacinômetro pode ser consultado no site do Governo de São Paulo e, até esta quinta-feira, já registrou mais de 27 mil vacinações.

Imagem meramente ilustrativa de pessoa sendo vacinada / Crédito: Divulgação

Além de divulgar dados sobre a campanha, o Vacivida ainda garante o acompanhamento individual da vacinação, segundo o governo do estado. Integrado ao aplicativo Poupatempo Digital, o programa registra o número de doses administradas a partir de um QR Code impresso nos comprovantes de cada paciente imunizado.

No futuro, espera-se que as informações ainda alimentem a base de dados do Ministério da saúde. Enquanto isso, o Vacivida também pode ser utilizado para realizar o pré-cadastro daqueles que estão aptos para tomar a vacina, além de criar alertas para os que já foram imunizados, mas que ainda devem receber a segunda dose.