Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Palácio de Versalhes

Incêndio é rapidamente controlado no Palácio de Versalhes, na França

Um dos pontos turísticos mais famosos e movimentados da França foi alvo de um incêndio nesta terça-feira, 11; confira o que se sabe

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 11/06/2024, às 12h34 - Atualizado às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Palácio de Versalhes - Pixabay
Registro do Palácio de Versalhes - Pixabay

O Palácio de Versalhes, um dos pontos turísticos mais famosos e movimentados da França, foi atingindo um de um incêndio nesta terça-feira, 11.

Conforme a administração do palácio histórico, o fogo se alastrou no teto, e foi controlado. Não foram informadas vítimas.

"Foi observada hoje uma liberação de fumaça no palácio. O incidente foi rapidamente controlado e o público foi removido como medida de segurança", informou a administração através de nota. "O palácio e os jardins já estão abertos".

Além disso, o acervo do palácionão fora danificado. O incêndio começou no teto, onde existem obras de manutenção.

O palácio

O Palácio de Versalhes, majestosamente situado na cidade homônima a oeste de Paris, transcende a mera definição. Este complexo monumental representa um símbolo do absolutismo francês e ostenta uma riqueza artística e histórica incomparável.

Versalhes foi mais do que uma residência real, era a personificação do absolutismo. A grandiosidade do palácio e a ostentação da corte representavam o poder absoluto do rei e a riqueza da França — ainda que, mais tarde, em 1789, tenha se tornado símbolo da Revolução Francesa, símbolo da decadência do antigo regime.

O palácio também era conhecido popularmente por abrigar uma espécie de 'reality show' entre as interações da população com o rei vigente da época. Tudo era feito para garantir visibilidade.

Para entender melhor os detalhes do Palácio de Versalhes, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti conversou com o site Aventuras na História a respeito de perguntas já feitas no Google sobre o antigo local. Confira aqui.