Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Incêndio florestal ameaça sequoias gigantes, as maiores árvores do mundo

A proporção do incêndio quase dobrou de tamanho nas últimas 24 horas

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/07/2022, às 17h07

Incêndio ameaça grande reserva de sequoias - Divulgação / Youtube / KPIX CBS SF Bay Area
Incêndio ameaça grande reserva de sequoias - Divulgação / Youtube / KPIX CBS SF Bay Area

Na última quinta-feira, 7, um incêndio começou a tomar grandes proporções na Califórnia e ameaça o maior bosque de sequoias gigantes, localizado no Parque Nacional de Yosemite. Nas últimas 24 horas, o incêndio de Washburn dobrou de tamanho, e estima-se que já tenha queimado 1.591 acres.

As sequoias estão sendo protegidas pelos bombeiros, ou melhor, eles estão tentando proteger. Ao menos 500 sequoias gigantes no Mariposa Grove estão sob ameaça do fogo, incluindo o famoso Grizzly Giant, que muitos acreditam ter por volta de 3.000 anos.

Esse tipo de árvore faz parte do grupo de maiores do mundo. A maior tem 83 metros (275 pés) de altura e mais de 11 metros (36 pés) de diâmetro na base. Sua longevidade também as torna um dos seres vivos mais antigos da Terra. No ano passado, milhares de sequoias gigantes foram destruídas por incêndios florestais na Califórnia.

O incêndio

Campistas e moradores localizados próximos ao local do incêndio já foram evacuados. A fumaça tem piorado a qualidade do ar da região, segundo os bombeiros, o clima quente e seco está dificultando o controle das chamas. A causa do incêndio está ainda sob investigação, de acordo com informações da BBC.

Para aumentar a umidade ao redor das árvores, o departamento de gerenciamento de incêndio e aviação de Yosemite disse que está instalando um sistema de aspersão, além de remover potenciais combustíveis do local. Ainda segundo eles, essa é uma maneira de “proteger proativamente” o bosque.