Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Incêndio florestal no sul da França causa evacuação de milhares de pessoas

Cerca de 2,7 mil residentes foram deslocadas por bombeiros, sendo 1,5 mil turistas que visitavam a região ecológica

Wallacy Ferrari Publicado em 05/08/2020, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ambulância parada em frente a floresta - Divulgação / Twitter
Ambulância parada em frente a floresta - Divulgação / Twitter

Um grande incêndio florestal tomou conta da região rural de Martigues, no sul da França, na madrugada desta quarta-feira, 5. O incêndio iniciou na tarde do dia anterior devido à forte ventania e clima quente da região, e já havia atingido 800 hectares de vegetação por volta das 22h00, percorrendo oito quilômetros, de acordo o serviço de incêndios e resgates do departamento de Bocas do Ródano.

Desde o fim de semana os maciços florestais têm sido fechados para a visitação pública devido ao clima seco, que facilita a formação de queimadas. Com a formação do fogo, as autoridades locais obrigaram a remoção de cerca de 2,7 mil pessoas na região, sendo aproximadamente 1,5 mil delas turistas que visitavam a reserva.

O deslocamento foi promovido pelo Corpo de Bombeiros, retirando as pessoas em barcos de serviço e contando com o amparo de embarcações particulares. Cerca de 1,8 mil bombeiros trabalham na contenção do fogo junto com aeronaves dedicadas ao disparo de produtos químicos para reduzir as chamas.

Em entrevista coletiva, um oficial do Corpo de bombeiros afirmou que, apesar da intensidade, o fogo está sob controle e não acometeu os habitantes: "Não há feridos graves. E ainda precisamos avaliar os danos materiais". Apenas duas residências foram atingidas pelo fogo, com apenas uma ficando completamente destruída.