Notícias » Espanha

Incrível edição de última peça de Shakespeare é encontrada na Espanha

Escrita pelo poeta inglês no começo do século 17, a obra pode ser a mais antiga já descoberta no país

Pamela Malva Publicado em 21/09/2020, às 16h10

O incrível livro encontrado na Espanha
O incrível livro encontrado na Espanha - Divulgação/John Stone

Enquanto buscava por trabalhos do economista francês Adam Smith, o pesquisador Dr. John Stone encontrou um tesouro da literatura. Escondida em um colégio católico escocês na Espanha, uma rara edição da última peça escrita por Shakespeare ressurgiu.

Impressa em meados de 1634, a peça The Two Noble Kinsmen fez parte da elite literária inglesa do século 17. Dessa forma, segundo a BBC, a edição encontrada pelo cientista da Universidade de Barcelona pode ser a mais antiga do país.

Para Dr. John Stone, existem algumas teorias que justificam a chegada da obra na instituição espanhola. "É provável que a peça tenha chegado como parte da biblioteca pessoal de algum aluno ou a pedido do reitor do Royal Scots College", afirma.

Páginas da rara edição de The Two Noble Kinsmen / Crédito: Divulgação/John Stone

 

Existe ainda a possibilidade de que a obra "tenha sido adquirida por volta de 1635 por um viajante inglês ou escocês que talvez quisesse levar essas peças". De qualquer forma, para o pesquisador, "pensar que as peças teriam sido lidas e possivelmente encenadas naquela época é bastante emocionante".

Redigida por Shakespeare e pelo dramaturgo John Fletcher entre 1613 e 1614, a peça é descrita como uma tragicomédia. Contando a história de dois amigos que se apaixonam pela mesma dama, ela pode ter sido a última obra escrita pelo poeta inglês antes que ele se mudasse para Stratford-on-Avon, onde morreu aos 52 anos, em 1616.