Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Índia: Estatueta de deus hindu do século 12 é descoberta em poço abandonado

O artefato foi encontrado perto das ruínas de um antigo templo; os pesquisadores não sabem motivo da destruição do local

Isabela Barreiros Publicado em 02/03/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estatueta do deus Vishnu encontrada - Divulgação/Times of India
A estatueta do deus Vishnu encontrada - Divulgação/Times of India

Em um poço abandonado perto de Udupi, um templo hindu que foi destruído, pesquisadores descobriram uma estatueta que representa o deus hindu Vishnu. A descoberta foi feita no estado indiano de Karnataka, conforme noticiado pelo portal Ancient Pages.

De acordo com T. Murugeshi, professor Associado do Departamento de História Antiga e Arqueologia do MSRS College e um dos envolvidos na descoberta, o artefato data do século 12 d.C. 

“A bela escultura tem uma Karanda Mukuta (touca), Makara Kundala (brincos), braceletes, tornozeleiras, Kaustubhahara e sobrancelhas, nariz e lábios muito bonitos que torná-lo uma obra-prima de Coastal Karnataka”, explicou o especialista.

Os arqueólogos tiveram de retirar ao menos cinco metros de entulho para realizarem as escavações na região. Nas proximidades do templo, estão ruínas, tijolos e vestígios arquitetônicos. Os pesquisadores ainda não sabem o que teria causado a destruição do tempo.