Notícias » Mundo

Indiano que ganhou na loteria encontra tesouro com 2.500 moedas

Duplamente sortudo, o Sr. Pillai — que recebeu 842 mil dólares na loteria — localizou o pote com moedas valiosas em seu terreno

Joseane Pereira Publicado em 09/12/2019, às 09h00

Tesouro de moedas encontrado por Pillai
Tesouro de moedas encontrado por Pillai - Divulgação/Youtube

O Sr. B Rathnakaran Pillai, indiano afortunado que ganhou o equivalente a 842 mil dólares na loteria, encontrou um tesouro enterrado em sua propriedade em Kerala, sudoeste da Índia. Após ganhar o prêmio, o ex-trabalhador de serraria decidiu comprar  um terreno para cultivar legumes, acabando por localizar a panela de barro cheia de moedas.

Pillai com o tesouro encontrado / Crédito: Divulgação/Youtube

 

O objeto foi detectado enquanto Pillai cavava o solo para plantar mandioca. Pesando mais de 18 kg, a panela continha mais de 2.500 moedas, da época do reino de Travancore, que existiu entre 1729 e 1949. Conhecidas como chuckrams, as moedas datadas do século 19 tinham o símbolo tradicional do reino: uma concha e a imagem de Sree Chithira, o último Marajá de Travancore.

Moedas com emblema / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Acredita-se que o tesouro tenha sido enterrado por um curandeiro. Como afirmou Pillai ao jornal The News Minute, "desenterramos o vaso do local que é o Kanni Moola (canto sudoeste) da casa do curandeiro”. De acordo com a arquitetura hindu, o canto sudoeste é o local mais sagrado de uma residência, e o curandeiro teria colocado sua riqueza lá para mantê-la protegida.

Detalhe identificando o Marajó / Crédito: Divulgação/Youtube

 

As moedas, entregues por Pillai ao governo, estão no Laboratório de Conservação em Thiruvananthapuram. Apesar de não ter direito ao tesouro, o indiano será recompensado com parte do valor das moedas.


+Saiba mais sobre a cultura indiana:

1. Filosofias da Índia, de Heinrich Zimmer (1986) - https://amzn.to/2YxBIRY

2. Paixão Índia, de Javier Moro (2012) - https://amzn.to/38mvwAR

3. Índia - Coleção Guia Visual Folha de S. Paulo, de Vários Autores (2008) - https://amzn.to/2t4ZtFj

4. História da Índia, de Emiliano Unzer (2018) - https://amzn.to/2roKbuJ

5. Uma passagem para a Índia, de E. M. Forster (2013) - https://amzn.to/38mSMhY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.