Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coma

Inglaterra: Justiça nega recurso e garoto em coma deve ter aparelhos desligados

Archie Battersbee foi encontrado inconsciente em sua casa no dia 7 de abril, e segue em coma

Éric Moreira Publicado em 03/08/2022, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Archie Battersbee teria entrado em coma após sofrer lesão cerebral por desafio da internet - Reprodução/YouTube/Sky News
Archie Battersbee teria entrado em coma após sofrer lesão cerebral por desafio da internet - Reprodução/YouTube/Sky News

Depois de semanas de discussões e disputa pelo caso, a família de Archie Battersbee perdeu em definitivo seu recurso na Suprema Corte do Reino Unido, que pretendia impedir o desligamento de aparelhos que mantém o menino respirando. O jovem se encontra em coma após ter sofrido uma lesão cerebral grave, em 7 de abril.

A Justiça britânica já havia decidido que o Royal London Hospital, em que Archie está internado em Londres, poderia desligar os aparelhos do menino a partir do meio dia nesta última terça-feira. No entanto, a família ainda tentava evitar o que considerariam como a morte definitiva dele com mais um último recurso — que foi negado, por fim.

Segundo os médicos responsáveis por cuidar de Archie, ele havia sofrido danos cerebrais devastadores e já era, há semanas, "altamente provável" que ele já tivesse sofrido morte cerebral. Ele nunca acordou desde que foi internado, e testes não mostraram qualquer atividade cerebral discernível desde então.

Hollie Dance, mãe do garoto, disse que os aparelhos podem ser desligados nesta quarta-feira, como informado pelo Yahoo, caso a família não entrasse logo com algum outro recurso na Corte Europeia de Direitos Humanos.

Queremos fazer um pedido para a Corte Europeia de Direitos Humanos, mas o prazo é 9 da manhã, o que não dá tempo nenhum para nossos advogados se prepararem", afirmou.
Hollie Dance, mãe de Archie Battersbee
Hollie Dance, mãe de Archie Battersbee / Divulgação/Youtube/GBNews

O caso

Archie Battersbee foi encontrado inconsciente por sua família em casa, em Southend-on-Sea, em Essex, na Inglaterra, no dia 7 de abril. Sua mãe, Hollie Dance, acredita que o acidente que provocou a tragédia com ele havia acontecido enquanto realizava um desafio da internet.

Desde seu internamento e a primeira declaração de morte cerebral de Archie, a Justiça britânica autorizava o hospital a desligar os aparelhos que mantinham o jovem respirando. No entanto, toda a trama envolvendo o garoto em coma viria a partir disso, com a família se negando a aceitar a autorização, enquanto alegam que o coração ainda batia, logo ele estava vivo.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.