Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronauta

Inglesa de 8 anos usa rádio amador do pai para conversar com astronauta

Isabella Payne foi capaz de falar com o astronauta americano Kjell Lindgren, que estava na Estação Espacial Internacional

Redação Publicado em 18/08/2022, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A inglesa Isabella Payne e o rádio amador - Divulgação/Twitter/@m0lmk
A inglesa Isabella Payne e o rádio amador - Divulgação/Twitter/@m0lmk

Uma menina inglesa de oito anos foi capaz de conversar com um astronauta americano que estava abordo da Estação Espacial Internacional (ISS) usando somente o rádio amador de seu pai no dia 2 de agosto.

Isabella Payne, que vive no condado de Kent, na Inglaterra, falou com Kjell Lindgren por meio do equipamento de Matthew Payne em uma conversa que durou pouco tempo, mas que foi comentada pelo astronauta em seu perfil no Twitter.

“Me diverti bastante usando a estação de rádio amador #NA1SS na Estação Espacial para falar com operadores de rádios amadores de todo o mundo. Eu até me conectei (não oficialmente) com estações de todos os continentes. Mas esse talvez tenha sido meu contato preferido até agora”, escreveu Lindgren.

Em pouco tempo de conversa, Isabella foi capaz de dizer ao astronauta seu nome e idade. Agora, após inúmeras entrevistas e até mesmo uma série de e-mails trocados com a Nasa, ela diz que sonha em se tornar uma especialista em comunicação para a agência.

Rádio amador

Embora tenha apenas oito anos, a história da menina com o espaço remonta a quanto ela tinha apenas dois. Em 2016, o pai, Matthew, ajudou estudantes de uma escola local a se comunicarem com o astronauta britânico Tim Peake que estava a bordo da ISS.

Na época, Isabella acompanhou todo o processo sentada no colo do pai e continuou com o desejo de falar com os caminhantes do espaço. Segundo contou Payne à CNN, os astronautas frequentemente falam com escolas por meio de um rádio amador na ISS.