Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

A insana viagem de um homem no trem de pouso de um avião

Um cidadão guatemalteco sobreviveu a uma longa e perigosa viagem até os EUA em novembro deste ano

Redação Publicado em 19/12/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem guatemalteco sobreviveu à viagem - Divulgação / Instagram / @onlyindade
Homem guatemalteco sobreviveu à viagem - Divulgação / Instagram / @onlyindade

Na manhã de 27 de novembro deste ano, funcionários do Aeroporto Internacional de Miami se depararam com uma cena incomum: um homem havia viajado de maneira irregular da Guatemala até os EUA dentro do trem de pouso de uma aeronave.

O guatemalteco, que usava camisa, calça jeans, jaqueta e botas, colocou sua própria vida em risco ao passar em torno de 2 horas e 50 minutos dentro do avião da American Airlines, de modelo Boeing 737.

Conforme informou o site All That's Interesting, desde o ano de 1947, 129 pessoas realizaram o mesmo feito que o passageiro clandestino na busca de uma vida melhor em outro país. No entanto, somente 29 delas conseguiram sobreviver à viagem.

Aviões da American Airlines no Aeroporto Internacional de Miami / Crédito: Divulgação / Bloomberg

Correndo riscos

A fonte explica que o trem de pouso de um avião pode atingir temperaturas abaixo de zero, chegando a 65 graus negativos, conforme afirmam especialistas. Porém esse não é o único problema.

Além da hipotermia, uma pessoa que se submete a uma viagem como essa, poderá sofrer de hipóxia (quando a quantidade de oxigênio transportado para os tecidos do corpo é insuficiente), ser esmagado por equipamentos internos ou ainda, sofrer uma queda.

Foi o que aconteceu com um outro homem, que saiu de Nairóbi em direção a Londres, no ano de 2019. Ele acabou vindo a óbito depois de cair do compartimento do trem de pouso de um voo da Kenyan Airways.

Em solo norte-americano

Alfredo Garduño, o porta-voz da companhia aérea, declarou ao The New Nork Times que o homem de 26 anos, que não teve sua identidade confirmada, foi interceptado pelas autoridades assim que saiu da aeronave.

Naquele momento, um dos funcionários do aeroporto pegou seu celular e começou a filmar o guatemalteco, que, exausto, sentou-se no asfalto. Outros se aproximaram do homem e iniciaram uma conversa em espanhol.

O homem viajou no trem de pouso da aeronave / Crédito: Divulgação / Instagram / @onlyindade

Felizmente, apesar da exaustão física, o jovem parecia estar bem. Ele recebeu água dos trabalhadores e, posteriormente, foi levado a um hospital, onde foi submetido a uma avaliação médica.

“O indivíduo foi avaliado por serviços médicos de emergência e levado a um hospital para avaliação médica”, declarou a Alfândega e proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP), por meio de nota.

“As pessoas correm riscos extremos quando tentam se esconder em espaços confinados, como uma aeronave. Este incidente permanece sob investigação”, finalizou o texto.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Refugiados: A Última Fronteira: Todos nós deveríamos poder mudar seguindo o vento e o coração, de Kate Evans (2018) - https://amzn.to/3fo0OtI

Imigrantes ou Refugiados: Tecnologias de Controle e as Fronteiras, de Denise F. Jardim (2017) - https://amzn.to/2Y7MFLl

Direitos Humanos e Refugiados, de Viviane Mozine Rodrigues (2016) - https://amzn.to/37zoqJf

Migração e intolerância, de Umberto Eco (2020) - https://amzn.to/2Y7MXSr

Estranhos à nossa porta, de Zygmunt Bauman (2017) - https://amzn.to/2YGI7dR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W