Notícias » Arqueologia

Inscrição é encontrada acidentalmente em castelo do século 13 na Letônia

Construído no século 13, é a primeira vez que o local da descoberta é acessado por pesquisadores modernos

Caio Tortamano Publicado em 19/08/2020, às 15h04

Castelo Cesis, na Letônia
Castelo Cesis, na Letônia - Wikimedia Commons

Nas ruínas do castelo de Cesis, importante construção histórica da Letônia, uma escadaria que, até então, não havia sido acessada por pesquisadores passou por uma varredura. A pesquisa revelou inscrições do século 16 que, até então, ninguém tinha conhecimento da existência. As informações são do Ancient Pages. 

O texto está escrito em duas línguas, alemão e latim, e já foi parcialmente desvendado. De acordo com o diretor do Departamento do Castelo Medieval no Museu Cēsis, Gundars Kalniņš, foi logo percebido uma espécie de brasão na parede, com as letras W, K, V e A escritas em volta.

Inscrições na parede do castelo na Letônia / Crédito: Divulgação - LSM.LV

 

Ao lado do brasão, é possível identificar um pequeno texto que — apesar de um pouco apagado pelo tempo — está escrito “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” em latim. Já o texto em alemão, que fica logo abaixo do brasão familiar, não é possível ser lido sem o auxílio de tecnologias, e deverá ser decifrado assim que as pesquisas avançarem.

Construído nos primeiros anos do século 13, historiadores indicam que as inscrições devem ter sido feitas durante um cerco ao castelo de Cesis. Somente ano passado que pesquisadores conseguiram acesso a áreas que sucumbiram devido aos conflitos ocorridos neste cerco.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W