Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Instituto Butantan anuncia produção de vacina contra nova cepa da gripe

O imunizante já tem previsão de data para ser distribuído a população através do SUS

Wallacy Ferrari Publicado em 04/01/2022, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pesquisadoras do Instituto Butantan atuando no Laboratório de Parasitologia - Murilo Sena Amaral/Fapesp
Pesquisadoras do Instituto Butantan atuando no Laboratório de Parasitologia - Murilo Sena Amaral/Fapesp

O Instituto Butantan, que se destacou durante o ano de 2021 pela produção de imunizantes da biofarmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19, anunciou que também fabricará vacinas contra a gripe já abrangendo a proteção contra a cepa H3N2 e o subtipo Darwin para a distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo imunizante já deve ser distribuído com a atualização em 2022, sendo integrada às 80 milhões de doses produzidas pelo Butantan contra influenza que já são utilizadas na campanha nacional de vacinação, sendo agora trivalente, ou seja, contendo ação combatente contra os vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B.

O anúncio, feito pelo próprio instituto e noticiado pela CNN Brasil, ocorre em meio ao surto de influenza H3N2. A versão, no entanto, une os Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) das três cepas após serem produzidos separadamente e misturadas em uma única fábrica de formulação, contando com variantes do vírus importadas da Europa para análise laboratorial.

O diretor de produção do Butantan, Ricardo Oliveira, deu detalhes sobre a previsão de término da produção à CNN.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, concluiu.