Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Instituto Vladimir Herzog disponibiliza reportagens do jornalista no ‘Estadão’ em acervo virtual

Foram resgatados 52 textos escritos por Herzog durante seu tempo no jornal, entre 1959 e 1963

Isabela Barreiros Publicado em 26/10/2020, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Vladimir Herzog - Divulgação
Fotografia de Vladimir Herzog - Divulgação

O Instituto Vladimir Herzog, contando com o apoio do Acervo Estadão, disponibilizou textos escritos pelo jornalista Vladimir Herzog escritos durante seu tempo de atuação no jornal Estadão, entre os anos de 1959 e 1963. 

O Acervo Estadão on-line e a agência Estado foram responsáveis por identificar e transcrever as matérias, que podem ser acessadas pelo site do Acervo Vladimir Herzog, www.acervovladimirherzog.org.br. 

Herzog geralmente não assinava suas reportagens no veículo de imprensa, o que pode ter dificultado o processo de identificação de seus escritos. Enviando os textos como “Do enviado especial”, ele teve 52 artigos publicados, dentre os quais 29 eram reportagens com temas relacionados principalmente à economia e trabalho, além de cultura.

Alguns dos acontecimentos explorados pelo jornalista em seus textos foram a pesca, a campanha de Jânio Quadros, a inauguração de Brasília, a cobertura do Festival de Mar del Plata, entre outros.