Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Internauta critica borracha com formato da 'orelha arrancada' de Van Gogh

Artista extraiu parte do corpo depois de um episódio de alucinação

Fabio Previdelli Publicado em 01/11/2021, às 17h33 - Atualizado às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autorretrato com Orelha Enfaixada, pintado por Van Gogh em 1889 - Domínio Público via Wikimedia Commons
Autorretrato com Orelha Enfaixada, pintado por Van Gogh em 1889 - Domínio Público via Wikimedia Commons

Vincent Willem van Gogh é considerado um dos maiores nomes do movimento pós-impressionista holandês, além de ser uma das figuras mais influentes da história da arte ocidental.

Na mesma medida que Vincent era genial, ele também era genioso. Segundo um estudo publicado em 2020, no periódico International Journal of Bipolar Disorders, pesquisadores da Universidade de Medicina de Groningen, na Holanda, definiram que o artista sofria de bipolaridade e depressão, que eram agravadas por conta de sua abstinência alcóolica. 

Esse transtorno, aliás, pode ter sido o causador de um dos maiores episódios de delírio que Van Gogh já teve, em dezembro de 1888. Após uma discussão com o também pintor Paul Gauguin, Vincent teria tido alucinações e cortado sua própria orelha. 

Essa parte do corpo do pintor, aliás, virou alvo de uma polêmica na internet nos últimos dias. Isso porque, conforme relatou o usuário do Twitter Rob N Roll, uma loja está vendo a ‘orelha’ de Van Gogh como borracha. 

Imagine ter um colapso mental histórico e cortar sua orelha, então, anos depois, ela é vendida como uma borracha”, indagou em um post.

Um internauta não viu a 'invenção' como um problema. "Van Gogh viveu sua vida como um artista pobre e nunca viu sua própria popularidade antes de morrer; Tenho certeza que ele ficaria bem com pessoas tentando sobreviver como ele fez, mesmo que seja com sua própria arte. Ele sempre será mais popular do que a pessoa que está fazendo essas coisas", comentou ele. 

Outra conta também compartilhou a mesma visão. "Meu palpite é que ele estaria bem com o conceito de borracha, mas realmente insatisfeito com a má anatomia da tal borracha". 

Já outro internauta escreveu que também se deparou com o item.