Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

Internautas voltam a criticar vinda do coração de Dom Pedro I ao Brasil: 'Cafona'

Governo brasileiro conseguiu permissão para transportar o órgão de Dom Pedro I

Redação Publicado em 23/06/2022, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público

O governo de Portugal anunciou recentemente ter aceitado a solicitação de que o coração de Dom Pedro I, que esteve conservado em formol desde sua morte, seja emprestado ao Brasil para as comemorações do bicentenário de nossa independência, que será completado no próximo dia 7 de setembro. 

O órgão será transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), numa viagem cujos custos serão arcados pelo governo brasileiro. Vale mencionar ainda que, devido à natureza frágil do artefato, existem uma série de protocolos envolvendo seu manuseio e exibição. 

Os esforços por parte das autoridades de conseguirem a presença do coração de nosso primeiro imperador na celebração de 200 anos da independência, todavia, não foi apreciada por todos os brasileiros. 

Nas redes sociais, uma série de usuários definiram a iniciativa como "nojenta" ou "desnecessária", além de expressarem preocupações de que o órgão poderia acabar "sumindo" uma vez que estivesse no país. 

Veja alguns dos Tweets abaixo: