Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Irã suspende polícia da moralidade após protestos; lei sobre uso obrigatório do véu será revista

Medidas foram anunciadas quase três meses após a morte da jovem Mahsa Amini

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/12/2022, às 07h25 - Atualizado às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de protesto realizado em Berlim pela mudança no Irã - Getty Images
Imagem de protesto realizado em Berlim pela mudança no Irã - Getty Images

Autoridades iranianas anunciaram, no último domingo, 4, a suspensão da atuação da polícia da moralidade e também o início de um processo de revisão da lei que obriga as mulheres a usarem o hijab, o véu islâmico.

As medidas foram apresentadas quase três meses após o início dos protestos no Irã e em diversas localidades do mundo motivados pela morte da jovem Mahsa Amini, no mês de setembro.

"A polícia da moralidade não tem nada a ver com o Poder Judiciário" e foi suprimida, declarou o procurador-geral do Irã, Mohammad Jafar Montazeri, na noite do último sábado, 3.

Alteração da lei

Conforme mencionou a agência de notícias ISNA, no domingo, Montazeri afirmou que os poderes Legislativo e Judiciário estão trabalhando na reforma da lei que obriga o uso do véu, a qual foi criada em1983. "Veremos o resultado em uma ou duas semanas", disse o procurador, de acordo com o portal UOL.

Durante conferência em Teerã realizada no sábado, o presidente iraniano Ebrahim Raisi, declarou que a Constituição do país "tem valores e princípios sólidos e imutáveis", mas indicou que há métodos de aplicação que podem ser modificados.