Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Isaac Bardavid, dublador do Wolverine, morre aos 90 anos

Ator, dublador e escritor, ele deu voz a personagens como Esqueleto, Freddy Krueger, Tigrão e Robotnik

Isabela Barreiros Publicado em 02/02/2022, às 08h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O dublador Isaac Bardavid - Divulgação/Instagram/@isaacbardavidoficial
O dublador Isaac Bardavid - Divulgação/Instagram/@isaacbardavidoficial

Isaac Bardavid, ator, dublador e escritor, morreu na última terça-feira, 1, aos 90 anos, no Rio de Janeiro em decorrência de problemas respiratórios. A morte foi confirmada pela família e uma publicação foi feita no Instagram dele.

"Ele teve complicação por causa de doença respiratória crônica e o coração dele não aguentou. Estava com um quadro pulmonar crítico, respirava muito mal, e a taxa de oxigenação estava muito baixa", explicou o neto, João Bardavid, ao g1.

Em 26 de janeiro, Isaac havia sido internado por conta de uma piora no quadro de enfisema pulmonar em Niterói, no Rio de Janeiro. No dia 30, ele teve uma leve melhora, mas ainda continuava em situação grave.

Isaac sempre fazia os outros sorrirem, sempre fazia piadas, sempre estava feliz”, diz a legenda da postagem. “Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele.”

O dublador é famoso por ter dado voz a personagens icônicos como Wolverine — papel pelo qual foi reconhecido inclusive por Hugh Jackman, que o interpreta nas produções cinematográficas — Esqueleto (He-Man), Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Tigrão (Ursinho Pooh), Robotnik (Sonic), entre outros.

Além de ser uma lenda da dublagem brasileira, Bardavid também fez parte de inúmeras novelas como ‘Irmãos Coragem’ (1970), ‘Escrava Isaura’ (1975), ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), ‘Eterna magia’ (2000) e ‘Além do Horizonte’ (2013).