Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Israel elege novo premiê após Netanyahu ter passado 12 anos no cargo

Agora, o novo representante israelense é o ultradireitista Naftali Bennett, de 49 anos

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/06/2021, às 07h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Naftali Bennett - Getty Images
Naftali Bennett - Getty Images

Benjamin Netanyahudeixou ontem, 13, o cargo de primeiro-ministro de Israel, após ter ficado 12 anos no poder. Agora, o novo representante israelense é o ultradireitista Naftali Bennett, de 49 anos, conforme informações do portal UOL. 

A decisão de eleger um novo premiê foi tomada por uma coalizão heterogênea, que contou com a presença de dois partidos de esquerda, dois de centro e três de direita, além de uma formação árabe.

O acordo prevê que Bennet permaneça no cargo por 18 meses, e então, ocupe um ministério. Em seu lugar entrará Yair Lapid, 57, um ex-apresentador de telejornal e quem, desde o ano de 2012, lidera o maior partido contra o antigo premiê, o Yesh Atid. Lapid cedeu o cargo ao ultradireitista como garantia de que teria o apoio de seu partido para que houvesse uma maioria e, assim, fosse possível retirar Netanyahu.

Com a coalizão, o parlamento se comprometeu a realizar uma investigação sobre o caso de 45 ortodoxos mortos, que ficou conhecido como a debandada do Monte Merón, e também a reduzir a criminalidade nas cidades árabes, além de defender os direitos da população LGBTQI+. Outro grande objetivo do acordo é o fortalecimento da presença israelense na Cisjordânia.