Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Ivy Faria, filha de Romário, responde comentário polêmico de Milton Ribeiro

Em entrevista recente, o ministro da Educação afirmou que crianças com deficiência "atrapalham, entre aspas, o aprendizado"

Pamela Malva Publicado em 18/08/2021, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de Ivy Faria e Milton Ribeiro - Divulgação/ Instagram/ @mundo.da.ivy/ Getty Images
Fotografias de Ivy Faria e Milton Ribeiro - Divulgação/ Instagram/ @mundo.da.ivy/ Getty Images

Na segunda-feira, 9, o ministro da Educação Milton Ribeiro fez uma declaração polêmica durante o programa 'Sem Censura', da TV Brasil, ao afirmar que crianças com deficiência, de certa forma, atrapalham o aprendizado das demais. Nesta terça-feira, 17, então, a pequena Ivy Faria, filha de Romário, respondeu ao comentário do ministro.

Segundo a Contigo, tudo começou quando o ministro explicou o que é o “inclusivismo”. “A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ — entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado — ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, narrou Ribeiro.

Foi diante de tais declarações que Ivy Faria, que tem Síndrome de Down, decidiu publicar uma carta aberta ao ministro. “Eu estou muito triste com o senhor. Sabe, eu tenho síndrome de Down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante”, começou.

Eu estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência, cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, disse.

“A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender, que a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza”, lamentou Ivy, ainda na publicação.

Junto de uma foto sua enquanto estuda, a menina ainda pontuou que a fala do ministro “revela muita falta de educação”. “Como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar? A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade”, finalizou a pequena. Confira a carta de Ivy na íntegra: