Notícias » Japão

Japão presta homenagens às vítimas da bomba atômica em Hiroshima

Este 6 de agosto marca os 76 anos da tragédia que devastou a cidade japonesa

Penélope Coelho Publicado em 06/08/2021, às 10h30

Imagem ilustrativa de homenagens em Hiroshima, no ano de 2016
Imagem ilustrativa de homenagens em Hiroshima, no ano de 2016 - Getty Images

Nesta sexta-feira, 6, dia que marca os 76 anos da explosão da bomba atômica que devastou a cidade de Hiroshima, no Japão, o país prestou sua homenagem às vítimas da tragédia. As informações são do G1.

As homenagens acontecem em meio à polêmica envolvendo os Jogos Olímpicos, neste ano sediados na capital japonesa. De acordo com a publicação, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se recusou a respeitar um minuto de silêncio durante as competições.

De qualquer maneira, as homenagens continuaram, sobreviventes e parentes de vítimas compareceram em uma cerimônia na cidade e também pediram pela paz mundial.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o evento não foi aberto ao público, mas, foi exibido pela internet. Na ocasião, os presentes fizeram um minuto de silêncio no horário em que a bomba foi arremessada sobre a cidade, há 76 anos.

Sabe-se que a bomba atômica matou 140 mil pessoas em Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Em 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu e posteriormente o conflito chegou ao fim.


Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS). Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram de grande importância para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini. Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.