Notícias » La Palma

Jatos de lava ameaçam plantações importantes para a economia de La Palma

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no último dia 19

Redação Publicado em 23/09/2021, às 13h22

Imagem da erupção do vulcão
Imagem da erupção do vulcão - Divulgação / vídeo / Reuters

O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no último domingo, 19, vem causando grandes transtornos aos moradores da ilha de La Palma, já que muitas casas foram destruídas.

Além de lidarem com esse problema, os habitantes locais ainda temem que as plantações de banana, importantíssimas para a economia local, sejam atingidas pela lava. As informações são da agência de notícias Reuters. 

De acordo com a fonte, ao verem que o perigo se aproximava, agricultores da cidade de Todoque correram para salvar o máximo que puderam de suas safras, colocando-as em caminhões. "Estamos tentando levar tudo o que pudermos", declarou um fazendeiro identificado apenas por seu primeiro nome, Roberto.

O gerente da associação de produtores da ilha, Sergio Caceres, revelou à agência de notícias que cerca de 15% da produção anual de banana local pode estar em risco. “A principal tragédia é a destruição de casas - muitos dos afetados são produtores ou empregados das plantações - mas o sustento dessas pessoas está mais abaixo na colina”, disse ele.

"Algumas fazendas já foram cobertas", afirmou Caceres, que alerta que um outro grande problema pode surgir caso a lava polua o abastecimento de água regional.

Segundo vulcanologistas, os gases liberados durante a erupção do vulcão não comprometem a saúde humana. No entanto, a imensa nuvem de cinzas gerada pelo fenômeno é preocupante, uma vez que pode atrapalhar a visibilidade dos voos.