Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Joe Biden

Joe Biden chega à França para celebrar os 80 anos do Dia D

Chefe de Estado norte-americano deve passar cinco dias na França, participando das comemorações do Dia D na Normandia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/06/2024, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente americano Joe Biden - Getty Images
O presidente americano Joe Biden - Getty Images

Nesta quarta-feira, 5, um dia antes da data que marca o 80º aniversário do Dia D, o presidente americano Joe Biden desembarcou na França a fim de enfatizar seu compromisso com os aliados dos Estados Unidos na Europa e contrastar sua visão de democracia com a de Donald Trump, seu oponente político na corrida presidencial.

O chefe de Estado norte-americano deve passar cinco dias na França, participando das celebrações do Dia D na Normandia, onde as forças dos EUA e aliadas invadiram as praias francesas em um ataque decisivo que ajudou a derrotar a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Além disso, ele fará um discurso e terá uma reunião formal com o presidente Emmanuel Macron.

Encontro com Zelensky

Segundo informações do portal CNN, ainda na Normandia, Biden se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutir o esforço de guerra contra a Rússia, conforme informou o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, a repórteres que estavam a bordo do voo presidencial para Paris.

Em discursos, o presidente Biden traçará uma ligação desde a Segunda Guerra Mundial, passando pela Guerra Fria e pela criação da aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), até os dias atuais, "onde enfrentamos mais uma vez a guerra na Europa e a OTAN se uniu para defender a liberdade e a soberania".

Além disso, em um momento que promete ser emocionante, Biden se encontrará com veteranos que participaram da invasão do Dia D.