Notícias » Estados Unidos

Joe Biden é eleito o novo presidente dos EUA

O democrata atingiu a pontuação necessária após a contagem nas urnas da Pensilvânia e será o mais velho a assumir o cargo na história

Wallacy Ferrari e Alana Sousa Publicado em 07/11/2020, às 12h00

Joe Biden sorri e comemora para câmera
Joe Biden sorri e comemora para câmera - Getty Images

No começo da tarde deste sábado, 7, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. A projeção, no entanto, ainda não é o anúncio oficial, mas é o suficiente para que seus eleitores comemorem.

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Completando 78 anos de idade no próximo dia 20 de novembro, Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória na tarde da última quarta-feira, 4, antes mesmo do encerramento da apuração.

O atual presidente alegou fraude eleitoral e não apresentou provas para a alegação, afirmando que acionará juridicamente a empresa responsável pela contagem, em uma tentativa de interromper o levantamento dos votos. “Nossos advogados pediram acesso significativo, mas de que adianta? O dano já foi feito à integridade de nosso sistema e à própria eleição presidencial”, disse Trump, na noite de anteontem, via Twitter.

Biden e Obama em comício durante campanha presidencial de 2008 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Carreira política de Biden

Em 1972, Joe iniciou a carreira política como senador após uma projeção regional bem-sucedida como advogado, sendo eleito pelo estado de Delaware, aos 30 anos de idade. Porém, no mesmo ano, viveu uma tragédia enquanto estava em seu gabinete, em Washington; a esposa e a filha faleceram em um acidente automotivo, com outros dois filhos com três e quatro anos de idade ficando em estado gravíssimo.

O apreço estadual pelo senador, no entanto, não foi abalado; Biden ainda foi eleito nas três décadas seguintes, exercendo o cargo de senador até 15 de janeiro de 2009. Durante o tempo, foi Presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e Presidente do Comitê de Judiciário do Senado.

O trabalho no senado só foi interrompido após se aliar ao outro senador Barack Obamapara disputar a corrida presidencial de 2008, saindo com a vitória e sendo o vice-presidente dos Estados Unidos por dois mandatos, entregando o cargo para Mike Pence, vice de Trump, em 20 de janeiro de 2017.