Notícias » Bizarro

Jogador vaza detalhes de documento confidencial para provar argumento em fórum de videogame

O jogador de 'War Thunder' divulgou documentos secretos do tanque britânico Challenger II para vencer discussão

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/07/2021, às 17h01

Imagem ilustrativa do jogo War Thunder
Imagem ilustrativa do jogo War Thunder - Divulgação / Gaijin Entertainment

Durante o início de julho, uma curiosa discussão entre um usuário do jogo eletrônico War Thunder em um fórum especializado chamou a atenção do Ministério da Defesa do Reino Unido.

O jogador iniciou um tópico argumentando que o tanque de guerra Challenger 2, inspirado no veículo militar homônimo do exército britânico, não era realista e que os desenvolvedores do videogame deveriam aprimorá-lo na jogatina.

Para provar seus pontos, o usuário divulgou documentos confidenciais do Regimento de Tanques Real do Reino Unido, no qual se identificava como comandante, e especificava diversos fatores da máquina de combate que não estavam presentes no jogo, mostrando detalhes do design e funcionamento, como divulgou o jornal britânico The Guardian.

Ao descobrir a revelação das imagens confidenciais, um porta-voz do Ministério da Defesa notificou os moderadores do fórum, confirmando que se tratava de documentos cuja circulação pública ainda é proibida, obrigando o usuário a apagar os escaneamentos dos documentos oficiais, passível de até 14 anos de prisão caso processado.

Em nota oficial, a produtora do jogo, Gaijin Entertainment, explicou que não fará as alterações apresentadas pelo usuário devido ao método de estudo: “Deixamos bem claro que não lidaremos com nenhum material original a menos que esteja publicamente disponível e totalmente desclassificado com os direitos para provar isso”.