Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ovo Fabergé

Joia milionária: Ovo Fabergé teria sido encontrado em iate de oligarca russo

O Ovo Fabergé, descoberto dentro da embarcação apreendida, é extremamente raro

Redação Publicado em 21/07/2022, às 19h47

Exemplos de ovos Fabergé expostos em galeria - Divulgação / Fabergé Museum
Exemplos de ovos Fabergé expostos em galeria - Divulgação / Fabergé Museum

Após seu exército invadir a Ucrânia, a Rússia passou a ser alvo de uma série de sanções internacionais, incluindo o congelamento e apreensão de bens pertencentes a membros da elite do país. 

Entre esses, estiveram diversos iates pertencentes a magnatas russos. Segundo repercutido recentemente pela CNN, foi em uma dessas embarcações, que estava aportada na ilha de Fiji, que autoridades norte-americanas encontraram o que seria um tesouro de valor altíssimo: um possível ovo Fabergé

A obra-prima da joalheria faz parte de uma limitada coleção de cerca de 50 peças que foram encomendadas pelos czares russos entre os séculos 19 e 20. Os objetos, que possuem padrões únicos e são encrustados de pedras e metais preciosos, são considerados um verdadeiro símbolo de riqueza. 

Da Rússia para a Ucrânia 

De acordo com a CNN, ainda será avaliado se o ovo Fabergé é original, ou se estão diante de uma réplica. Caso seja o primeiro caso, vale dizer que a joia seria uma das poucas dezenas de sobreviventes das quais temos conhecimento hoje, sendo considera raríssima. 

O veículo entrevistou a procuradora-geral adjunta Lisa Monaco, que faz parte da equipe estadunidense que confiscou o iate. De acordo com ela, o Departamento de Justiça norte-americano fez uma solicitação para que todas as riquezas russas apreendidas sejam vendidas e tenham seus lucros repassados para o governo da Ucrânia.