Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Jornal afirma que Papa Francisco se recusou a encontrar Mike Pompeo, secretário dos EUA

O político americano que vem criticando um acordo entre a Santa Sé e a China está em visita à Itália para protestar contra o documento histórico

Alana Sousa Publicado em 29/09/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Papa Francisco - Getty Images
Registro do Papa Francisco - Getty Images

Segundo informações divulgadas pelo jornal The Guardian, o Papa Francisco recusou um encontro com Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos. A decisão aconteceu devido a recentes críticas do americano em relação à aproximação da Igreja Católica com a China.

Mike, que está em visita ao Vaticano para protestar contra o acordo que deverá ser assinado no próximo mês, deveria se encontrar com o Santo Padre no dia de hoje, 29. A viagem foi motivada pelo documento histórico, assinado há dois anos, da Santa Sé com o governo chinês, visando a unificação da igreja cristã no país asiático. Ainda de acordo com o The Guardian, o líder da Igreja Católica, argumentou a proximidade das eleições nos EUA para recusar a reunião.

Em um artigo publicado na revista católica First Things, Pompeo escreveu: “A Santa Sé tem a capacidade e o dever únicos de chamar a atenção do mundo para as violações dos direitos humanos, especialmente aquelas perpetradas por regimes totalitários como o de Pequim”.

O acordo, que nunca teve seus detalhes revelados, é alvo de críticas tanto de católicos quanto de políticos americanos, que acusam o papa de não advogar pelos oprimidos do governo da China.