Notícias » Bélgica

Jovem belga de 14 anos cria petição para que estátuas de Leopoldo II sejam destruídas na Bélgica

Filho de congoleses, Noah se diz menosprezado ao ver a imagem. "Para mim, quando você coloca uma estátua de Hitler em Berlim, é como colocar uma estátua de Leopoldo em Bruxelas”

Fabio Previdelli Publicado em 25/06/2020, às 12h00

Estátua de Leopoldo II vandalizada durante protesto na Bélgica
Estátua de Leopoldo II vandalizada durante protesto na Bélgica - Divulgação

As polêmicas envolvendo estátuas de figuras históricas ligadas a escravidão ou ao passado colonial de países europeus parecem não acabar. Na Bélgica, a figura de Leopoldo II, responsável pelo genocídio de mais 10 milhões de africanos durante o Estado Live do Congo, segue sendo alvo de controvérsias.

Após o Príncipe Lourenço dar uma controversa declaração ao defendê-lo, agora, foi a vez de um garoto belga de apenas 14 anos emitir sua opinião sobre o assunto. Assim, o pequeno Noah criou uma petição online pedindo a derrubada da estátua do monarca.

Filho de congoleses, o garoto se diz menosprezado ao ver a imagem "porque são pessoas de minha origem e comunidade que foram mortas”, declarou em entrevista à CNN internacional. "Para mim, quando você coloca uma estátua de Hitler em Berlim, é como colocar uma estátua de Leopoldo em Bruxelas”.

Preocupado com tudo que seus ancestrais sofreram e como a geração futura vai enxergar essa parte da história, Noah pede para que todas as estátuas que remetem à figura de Leopoldo II sejam destruídas da capital do país. “Espero que os jovens da minha idade e outros passem a assumir a responsabilidade, conversar e fazer ouvir a voz”.