Notícias » Irã

Kharg, maior navio de guerra do Irã, afunda após pegar fogo

O navio da Marinha iraniana afundou no Golfo de Omã nesta quarta-feira, 2

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/06/2021, às 13h38

O navio de guerra
O navio de guerra - Divulgação/Vídeo

O maior navio de guerra da Marinha iraniana afundou nesta quarta-feira, 2, no Golfo de Omã após pegar fogo. De acordo com o G1, o incêndio do Kharg teve início durante a madrugada, por volta das 2h25 no horário local. Felizmente, não houve feridos e toda a tripulação foi resgatada.

Os esforços para conter o fogo, no entanto, foram insuficientes, de modo que a embarcação acabou afundando em uma região próxima ao porto de Jask, a cerca de 1.270 km da capital Teerã. Segundo informações da mídia iraniana, ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

Conforme a agência de notícias Associated Press, o navio de guerra que tem o nome da ilha, que funciona como principal terminal de petróleo do país, era um dos únicos capazes de reabastecer outras embarcações da frota no mar. Além disso, o Kharg ainda podia levantar cargas muito pesadas e servir como heliponto.

A agência também informou que o navio foi construído na Grã-Bretanha e lançado ao mar no ano de 1977, tendo sido incorporado à Marinha iraniana apenas sete anos depois, após muitas negociações.