Notícias » Ásia

Kim Jong-un aparece mais magro durante aniversário de 73 anos da Coreia do Norte

O líder surgiu mais sorridente durante as comemorações da fundação do país

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 11/09/2021, às 10h45

Antes e depois de Kim no desfile
Antes e depois de Kim no desfile - Divulgação / KCNA

Uma aparição pública do líder norte-coreano Kim Jong-un chamou atenção durante a cerimônia de aniversário de 73 anos da instauração da Coreia do Norte; o político apareceu mais magro e sorridente, esbanjando disposição na locomoção e receptividade com sorrisos, como consultou o jornal O Globo com especialistas internacionais.

Acompanhando o desfile de poderosos artefatos bélicos e uniformes de suas tropas, a aparência de Kim com menos quilos foi observada até mesmo com o terno que usava, com um relevo menor do que o de costume na região do abdômen.

Professor do núcleo de estudos da Coreia do Norte na Universidade Ewha Womans de Seul, Park Won-gon afirmou à emissora norte-americana CBS que a mudança pode ser atribuída a dois fatores; uma perda de peso proveniente dos problemas de saúde enfrentados pelo líder durante o inicio do ano, ou um regime meticuloso e voluntário.

“É provável que houvesse preocupações internas de que ele estava acima do peso, e teria sido importante para Kim reduzir essas preocupações e se apresentar como um líder jovem e saudável, capaz de fazer coisas”, afirmou Park, acrescentando que até mesmo o peso de Kim recebe tratativas de importância nacional.