Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Ladrões roubam relíquias de catedral medieval francesa

Igreja localizada no sudoeste da França é considerada Patrimônio Mundial da Unesco

Joseane Pereira Publicado em 06/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Interior da catedral francesa - Gaizka Iroz / AFP
Interior da catedral francesa - Gaizka Iroz / AFP

Na madrugada desta segunda-feira, a catedral de Oloron-Sainte-Marie, no sudoeste da França, foi saqueada por um grupo de ladrões. Usando um tronco de árvore amarrado a um carro, eles arrombaram a porta da Igreja e fugiram com uma série de tesouros históricos, como roupas sacerdotais do século 16, cálices de ouro e um presépio do século 18.

"Os responsáveis ​​serão encontrados e punidos", escreveu Franck Riester , ministro da Cultura, em sua rede social. "Compartilho a emoção dos católicos da França, que estão legitimamente chocados com esse roubo e o dano".

Porta atravessada pelos ladrões / Crédito: Gaizka Iroz / AFP

A polícia está utilizando imagens de segurança para identificar os autores dos ataques. Segundo Hervé Lucbéreilh, prefeito de Oloron-Sainte-Marie, os danos do roubo vão muito além da questão material. "Além das consequências financeiras, [os ladrões] roubaram uma parte do patrimônio local dos moradores de Sainte-Marie", afirmou ele ao jornal França Local.