Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Legalidade: Filme sobre mobilização civil e militar liderada por Leonel Brizola chega aos cinemas

Misturando ficção e realidade, a obra cinematográfica reproduz a liderança do governador gaúcho para defender a manutenção jurídica e democrática do Brasil após a renúncia de Jânio Quadros

Fabio Previdelli Publicado em 12/09/2019, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Estreia nesta quinta-feira, 12, o filme Legalidade, que resgata importantes momentos históricos que acontecerem em Porto Alegre e que repercutiram em âmbito nacional, durante o movimento liderado pelo governador Leonel Brizola, em 1961. O longa, que é uma mistura de ficção com fatos reais, apresenta inúmeros acontecimentos de um passado não tão distante.

A obra cinematográfica conta a história de Blanca (Letícia Sabatella), uma jornalista que busca informações sobre o passado de sua mãe, desaparecida nos anos de 1960.

A partir dai, o filme se torna um flashback da vida da mãe da personagem, chamada Cecília (Cleo Pires), que também era jornalista. Cecília chega ao Palácio Piratini dias antes do início do movimento da Legalidade, em 1961.

A parte histórica retratada no filme mostra a liderança de Leonel Brizola (Leonardo Machado) para defender a manutenção da ordem jurídica e democrática, que se concretizaria mais tarde com a posse de João Goulart. O movimento ficou como Campanha da Legalidade.

Pessoas protestando em prol da Campanha da Legalidade / Crédito: Reprodução


O filme é o sexto longa-metragem dirigido por Zeca Brito. Com as locações feitas na capital gaúcha, a direção contou com o apoio da família de Brizola para que sua trajetória fosse retratada nas telonas.

Confira o trailer.