Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Levantamento arqueológico reproduz forte construído pelo cavaleiro William Wallace

Com o auxílio de um drone, as imagens aéreas possibilitaram a digitalização da famosa 'Wallace's House', na Escócia

Wallacy Ferrari Publicado em 05/05/2020, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A digitalização do morro onde ficava o forte (à esq.) e um retrato de William Wallace (à dir.) - FLS by Skyscape Survey / Wikimedia Commons
A digitalização do morro onde ficava o forte (à esq.) e um retrato de William Wallace (à dir.) - FLS by Skyscape Survey / Wikimedia Commons

Um mapeamento iniciado em 1857 para situar a fortaleza oculta de William Wallace foi atualizado pela Forestry and Land Scotland no início do mês de maio com o auxílio de imagens aéreas e uma reprodução virtual do local.

O sítio, localizado em Lochmaben, foi inicialmente divulgado no The New Statistical Account of Scotland, uma publicação estatística das áreas no país escocês, ainda no século 19.

Sem evidências superficiais da estrutura usada como forte pelo cavaleiro, os arqueólogos da FLS conseguiram certificar que a região realmente abrigou William pela compatibilidade da muralha e topografia com a descrição histórica do palco de batalhas com ingleses.

O mapeamento feito no século 19 (à esq.) e uma foto recente do local (à dir.) / Créditos: Ordnance Survey / FLS

O modelo 3D foi escaneado com um software que cria pontos de correspondência ao unir as fotos captadas pelo drone. Com a colina digitalizada, será possível realizar uma reprodução da estrutura e eliminar a vegetação rasteira, facilitando a observação e estudo da região sem interferir no ecossistema.

O arqueólogo Matt Richie, que supervisionou o mapeamento da FLS, explicou a relação do local com os registros do cavaleiro: “Deve ter sido o 'forte de defesa' descrito pelos relatos; a muralha coberta com uma paliçada de madeira e cercando edifícios de madeira construídos para abrigar os soldados e seus cavalos”.