Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Lewandowski determina que retomada de investigações contra Lula seja suspensa

Dois processos que estavam em andamento não terão prosseguimento

Redação Publicado em 15/09/2021, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-presidente Lula, em fotografia - Getty Images
Ex-presidente Lula, em fotografia - Getty Images

De acordo com o portal de notícias G1, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu suspender na última terça-feira, 14, duas investigações contra o ex-presidente Lulaque estavam em andamento. A decisão foi tomada após pedido da defesa do político.

Segundo a fonte, o primeiro processo apurava as doações da Odebrecht ao Instituto Lula. Conforme o Ministério Público, entre dezembro de 2013 e março de 2014, a empreiteira teria repassado o valor total de 4 milhões de reais ao Instituto Lula, doações que tinham como finalidade disfarçar uma suposta propina.

Já a segunda investigação tratava sobre a compra de um terreno para a sede do Instituto e um apartamento na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

A suspensão ocorre após a Justiça ter confirmado que o juiz Sergio Moro agiu de maneira parcial na condenação do petista no caso do triplex no Guarujá e, consequentemente, anulado as condenações.

“Salta à vista que, quando o Supremo Tribunal Federal declarou a incompetência do ex-juiz Sérgio Moro para o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu também, implicitamente, a incompetência dos integrantes da força-tarefa Lava Jato responsáveis pelas investigações e, ao final, pela apresentação da denúncia”, escreveu Lewandowski.