Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estado Islâmico

Líder talibã e irmão são mortos em atentado reivindicado pelo Estado Islâmico

Rahimulá Haqqani criticava o Estado Islâmico com frequência, mas não era do governo

Redação Publicado em 11/08/2022, às 19h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rahimulá Haqqani, morto hoje, 11 de agosto - Reprodução/Vídeo/ Youtube/inKhabar
Rahimulá Haqqani, morto hoje, 11 de agosto - Reprodução/Vídeo/ Youtube/inKhabar

Nesta quinta-feira, 11, um alto dignitário talibã, que era conhecido por suas críticas ao grupo jhadista Estado Islâmico (EI), morreu junto com seu irmão em um ataque suicida reivindicado pelo EI, em Cabul.

Rahimulá Haqqani já tinha escapado duas vezes de tentativas de assassinato, incluindo uma delas que aconteceu no Paquistão, em outubro de 2020. Para a AFP, via Uol, Khalid Zadran, porta-voz da polícia de Cabul contou:

A 'madrasa' [faculdade muçulmana] do xeque Rahimula foi alvo de um atentado e ele e seu irmão caíram como mártires”.

Mais 3 pessoas ficaram feridas na explosão. Bilal Karimi, porta-voz do governo afegão, confirmou a morte do líder talibã "em um atentado realizado por um inimigo covarde".

A explosão

Em um comunicado citado pelo SITE Intelligence Group, que é especializada no monitoramento dos sites de grupos islâmicos, o EI reivindicou o ataque. O comunicado informava que o homem-bomba "conseguiu penetrar no escritório de um dos mais eminentes defensores dos talibãs e um dos principais instigadores da luta" contra o EI, ativando "seu colete explosivo”.

Haqqani criticava com veemência o EI, mas não ocupava nenhum cargo no governo talibã. Nos últimos meses, se pronunciou sobre o direito das meninas afegãs de irem à escola, sendo contra tal proibição.

Em maio, durante uma entrevista para a BBC, ele disse: "Não há justificativa na lei Sharia para dizer que a educação de meninas não está autorizada. Absolutamente nenhuma justificativa".