Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Breaking Bad

Líderes de direita criticam estátuas de Breaking Bad nos EUA

Os monumentos em homenagem aos traficantes de drogas da série ficcional não foram bem vistos por todos

Redação Publicado em 18/08/2022, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátuas dos personagens de Breaking Bad ao lado dos atores que os interpretaram - Getty Images
Estátuas dos personagens de Breaking Bad ao lado dos atores que os interpretaram - Getty Images

A cidade de Albuquerque, localizada nos Estados Unidos, inaugurou recentemente duas estátuas de bronze em homenagem à famosa série Breaking Bad, que foi gravada no local. 

Os monumentos erguidos representam Walter Heisenberg, o fictício professor de química que se envolve com o tráfico de metanfetamina, e Jesse Pinkman, seu braço direito.

Embora o seriado seja considerado hoje um dos clássicos da TV, as estátuas, que foram encomendadas pela Sony Pictures, não agradaram a todos, sendo criticadas vorazmente por alguns líderes da direita conservadora estadunidense. Um desses é deputadoRod Montoya, afiliado ao Partido Republicano: 

Estamos seguindo o caminho de literalmente glorificar os fabricantes de metanfetamina?”, questionou o político em uma entrevista à Fox News.

Outro é Eddy Aragon o apresentador da rádio ABQ. “Não é o tipo de reconhecimento que queremos para a cidade de Albuquerque, ou para o nosso estado”, afirmou ele, segundo repercutido pelo portal Variety. 

Estátuas e controvérsia

O radialista estadunidense ainda relacionou o evento com a remoção do monumento em homenagem à Juan de Oñate, um colonizador espanhol. Sua estátua foi retirada em junho de 2020 por ser considerada de conotação racista.

Agora nós temos estátuas novinhas em folha. Agora estamos colocando personagens fictícios na frente (...) então está tudo bem em se livrar de figuras históricas reais e, de alguma forma, é melhor ter figuras ficcionais de traficantes de drogas", completou Aragon

+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.