Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Livro aborda a história de Giovanni Falcone, o homem que inspirou a Operação Lava Jato

Com prefácio de Sérgio Moro, obra inédita de Alexander Stille revela a trajetória completa do magistrado italiano

Victória Gearini Publicado em 02/06/2020, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giovanni Falcone, magistrado italiano - Wikimedia Commons
Giovanni Falcone, magistrado italiano - Wikimedia Commons

Cerca de 2,4 bilhões de bens bloqueados e apreendidos, aproximadamente 800 mandados expedidos e mais de 4 mil policiais envolvidos em um escândalo judicial: estes são os dados apresentados pela Operação Lava Jato no Brasil. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o ex-ministro Sérgio Moro também se baseou na história de Giovanni Falcone para conduzir as investigações. 

Recém-lançada pela Citadel Editora, a obra Morte a vossa Excelência, escrita pelo jornalista norte-americano Alexander Stille, apresenta a história completa do magistrado italiano Giovanni Falcone. Este livro contém, ainda, o prefácio de Sérgio Moro, em que o ex-ministro explica, em detalhes, como se inspirou neste personagem. 

[Colocar ALT]
Obra Morte a vossa Excelência, de Alexander Stille / Crédito: Divulgação / Amazon

Segundo Moro, ele utilizou os ensinamentos de Falcone na Colaboração Premiada, com o intuito de averiguar os depoimentos. Além disso, usou técnicas jurídicas para acelerar processos burocráticos.

Por meio de uma análise minuciosa, Alexander Stille revela os bastidores das mortes de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, sob a autoria da Casa Nostra, em 1992. Segundo o autor, estes magistrados seriam grandes inimigos da máfia, pois teriam prendido 400 mafiosos, políticos e empresários envolvidos em assassinatos misteriosos. Além disso, Falcone foi o responsável por desmascarar líderes italianos, que posteriormente foram afastados de seus cargos.  

Disponível na Amazon, este livro combina história e suspense, a fim de revelar uma profunda compreensão da análise psicológica dos personagens envolvidos na Máfia Italiana e nas rivalidades partidárias. 

Confira um trecho da obra Morte a Vossa Excelência, de Alexander Stille:

"Admito que, nos muitos momentos difíceis da minha atuação como juiz — e foram eles muitos, não só na Lava Jato — sempre me inspirei na figura de magistrados como Giovanni Falcone. Meus momentos mais difíceis não faziam par às dificuldades vividas por ele e por seus colegas no combate à impunidade da Máfia. De certa forma, a experiência pessoal dele servia como um alento no sentido de que, apesar das minhas dificuldades serem grandes, eram elas superáveis, já que outros haviam, antes, passado por provações ainda mais significativas e em situações de risco mais elevadas. Não poderia reclamar ou desistir de minhas tarefas quando Falcone não havia desistido diante de obstáculos muito maiores”.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Alexander Stille disponíveis na Amazon: 

Morte a Vossa Excelência: Entenda a verdadeira história do juiz que desafiou e abalou a máfia, de Alexander Stille (2020) - https://amzn.to/2zMy2nz

Excellent Cadavers: The Mafia and the Death of the First Italian Republic (Edição Inglês), de Alexander Stille (1996) - https://amzn.to/3002SU7

Pleasure (Edição Inglês), de Gabriele D'Annunzio e Alexander Stille (2013) - https://amzn.to/300DkX2

Cocaine (Edição Inglês), de Pitigrilli e Alexander Stille (2013) - https://amzn.to/36T1apb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W