Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Da criação da moeda as operações digitais: obra revela a origem do dinheiro

Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro, de Christian Aranha, apresenta a evolução do dinheiro ao longo dos séculos

Victória Gearini Publicado em 25/08/2020, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Recém-lançada pela Editora Valentina, a obra Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro, do pesquisador e escritor Christian Aranha, trata-se de um importante documento sobre o conceito do dinheiro.

Por meio de uma linguagem simples, acessível e didática, esta obra apresenta importantes fontes bibliográficas que permeiam cursos e disciplinas acadêmicas. Christian Aranha analisa a evolução do dinheiro desde os povos primitivos — com a criação da moeda — até os dias atuais, com as operações digitais. 

[Colocar ALT]
Obra Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro, de Christian Aranha (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Valentina

“O livro nos apresenta ainda o movimento cypherpunk e personagens como Satoshi Nakamoto, que teria sido o protagonista do surgimento do algoritmo dessa engrenagem internacional de protocolos de segurança, que geram e organizam dados digitais mundiais. Com esta nova capacidade de conexão, a tecnologia empodera as multidões para além do mundo das finanças, na gestão das mesmas”, disse Ruth Espinola, economista e professora de empreendedorismo e inovação pela PUC-Rio. 

Dividido em várias partes, este livro apresenta, ainda, as origens do Bitcoin, das técnicas e operações em Blockchain, e as projeções e tendências baseadas em um futuro com o Blockchain. Além disso, traz um QR Code com um exemplo de Blockchain e exemplifica um glossário das principais criptomoedas. 

“Recomendo a leitura àqueles que desejam mudar o mundo, aos inquietos, aos inconformados, aos gestores, aos curiosos, aos visionários, aos líderes, aos corajosos e aos empreendedores do mundo da inovação disruptiva”, acrescentou Ruth Espinola.

Confira um trecho da obra Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro (2020), disponível na Amazon:

"O século 15 marcou o fim do período conhecido como Baixa Idade Média. Período em que pensar a conquista de uma hegemonia econômica — não com essa designação à época, evidentemente — passou a gravitar nos corações, nas mentes e na ponta da espada de muitos países então ainda em formação no Ocidente medieval.

Essa que é a chamada Época dos Grandes Descobrimentos se deu ao final daquele século e é normalmente associada a outros fenômenos, como a ampliação das rotas comerciais, a ascensão da burguesia, as revoltas camponesas, no sentido de justificar, por um lado, a crise do sistema feudal e, por outro, propiciar condições essenciais para o advento do capitalismo mercantil.

Como nos guia o historiador francês Jacques Le Goff em sua brilhante obra A civilização do Ocidente medieval, a Baixa Idade Média consistiu em uma época de avanços tecnológicos bastante limitados, mesmo na área agrícola. Nesta, pode-se apontar, especificamente, o moinho hidráulico, as novas técnicas de atrelagem de animais (equinos e bovinos), o arado de ferro com rodas, dentre outros impulsos dispersos".


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema, disponíveis na Amazon:

Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro: Uma Nova Chance para o Mundo, de Christian Aranha (2020) - https://amzn.to/2D1tlaY

Bitcoin - A moeda na era digital, de Fernando Ulrich (2014) - https://amzn.to/3htoPAN

O Futuro do Dinheiro, de Rudá Pellini (2020) - https://amzn.to/34sn5V0

História do Dinheiro, de Antonio Luiz M. C. Costa (2018) - https://amzn.to/3lc0stX

História do Dinheiro – Volume II. O Valor das Moedas, das Coisas e do Trabalho na Idade Moderna, de Antonio Luiz M. C. Costa (2020) - https://amzn.to/2FRwhb3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W