Notícias » Nazismo

Hitler aparece ao lado de Gandhi como “grande líder” em livro infantil

Lançado na Índia, livro causou escândalo em feira literária — e editora defendeu a decisão. Também na lista: Barack Obama, Nelson Mandela e Winston Churchill

Thiago Lincolins Publicado em 19/03/2018, às 12h33 - Atualizado em 19/10/2018, às 11h04

Por incrível que pareça
Por incrível que pareça - Wellcome Images

A marca Pegasus Book, da editora indiana B. Jain, causou polêmica nesta semana após incluir o tirano Adolf Hitler ao lado de líderes como Mahatma Gandhi, Barack Obama e Nelson Mandela que "dedicaram suas vidas pela melhoria de seu país e suas pessoas" e que "vão inspirar você" no livro infantil Leaders ("Líderes").

Segundo o Centro Simon Wiesenthal, os livros foram vendidos neste mês durante a Feira Internacional do Livro de Krithi em Kochi. A obra de 48 páginas foi originalmente publicada em 2016 e o autor é desconhecido.

"Colocar Hitler ao lado de verdadeiros líderes políticos e humanitários é uma abominação que piora quando se destina a jovens com pouco ou nenhum conhecimento de história e ética mundiais", diz o rabino Abraham Cooper, cofundador do Centro Simon Wiesnthal em comunicado. 

Reprodução / Pegasus Book

Em resposta a polêmica, Annshu Juneja, gerente de publicação na área de impressão, explicou que o tirano foi colocado ao lado de líderes mundiais pois "suas habilidades e discursos influenciaram as massas". "Não estamos falando sobre seu modo de conduta, opiniões ou se ele era um bom ou mau líder, estamos simplesmente retratando o quão poderoso ele era como líder", diz Juneja.

O Centro Simon Wiesnthal, pediu a editora que o livro fosse retirado de circulação e removido da loja online, onde era vendido por 112 Rúpias Indianas (R$ 5,68) até o último domingo (18). Hoje (19), as páginas que anunciando o livro estão fora do ar ou ele aparece listado como "fora de estoque".