Notícias » Literatura

Livro infantil inédito resgata memoráveis histórias da cultura de povos africanos

Obra A África recontada para crianças, de Avani Souza Silva apresenta os contos e fábulas mais famosos de países que falam a língua portuguesa

Victória Gearini Publicado em 02/07/2020, às 14h09

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Lançado em abril deste ano, o livro A África recontada para crianças, da escritora Avani Souza Silva, constrói uma narrativa cultural com as histórias mais famosas contadas nos países africanos, onde a língua portuguesa é predominante.

[Colocar ALT]
Capa da obra A África recontada para crianças (2020) / Crédito: Divulgação / Martin Claret

A brilhante obra, publicada pela editora Martin Claret, tem como ilustradora das imagens Lila Cruz, que por meio de traços belos e caprichados explicita o discursivo linguístico apresentado no decorrer da leitura

“O leitor tem diante de si uma obra singular no mercado editorial brasileiro. Esta analogia de contos tradicionais e fábulas recria, com esmero e criatividade, uma fatia importante e representativa das narrativas orais e infantis de países africanos, todos eles pertencentes à uma comunidade da língua portuguesa”, escreveu no prefácio da obra, Marana Borges, jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa.

Bem humoradas, as narrativas deste livro envolvem lobos, coelhos, leões, e claro, muitas aventuras. Músicas, gastronomia, adivinhas e vestimentas são alguns dos elementos que compõem a cultura de povos africanos, que são minuciosamente apresentados nesta formidável obra. 

Ilustração de um lobo feita por Lila Cruz / Crédito: Divulgação / Martin Claret

 

“É interessante notar a versatilidade das histórias, nem sempre acompanhadas do forte apelo moral e cariz pedagógico, recorrente em muitos textos de literatura infantil. Por isso mesmo, elas são mais criativas. Conferem à criança o direito da imaginação. Mais do que ensinar bons costumes, pretendem explicar coisas tão distintas como fenômenos naturais ou a relação entre as espécies”, acrescentou Marana Borges no prefácio do livro. 

Ilustração de um coelho e gato feita por Lila Cruz / Crédito: Divulgação / Martin Claret

 

Disponível em capa dura e na versão Kindle na Amazon, este livro apresenta muita criatividade e convida o leitor à uma verdadeira viagem pelas histórias contadas na Angola, Moçambique, Guiné- Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. “Um tributo à África, à língua portuguesa e aos contadores de histórias. As crianças agradecerão, e nós adultos, também”, concluiu Marana Borges.


+Saiba mais sobre esta e outras obras semelhantes disponíveis na Amazon: 

A África recontada para crianças, de Avani Souza Silva (2020) - https://amzn.to/3eVphH0

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios, de Martin Meredith (2017) - https://amzn.to/2VCmGtF

Literaturas Africanas Comparadas: Paradigmas Críticos e Representações em Contraponto, de Elena Brugioni (2019) - https://amzn.to/31COh1L

Mayombe, de Pepetela (2013) - https://amzn.to/2ZCtEQW

Madiba, o menino africano, de Alar Alarcão (2016) - https://amzn.to/3dUVg8E

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W